Comissões de Apoio Técnico
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Editorial newsletter versão 1)
Porquê uma Newsletter?
A Comissão da Qualidade e da Segurança do Doente (CQSD) tem como um dos seus objetivos melhorar a comunicação interna com todos os colaboradores do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS).
Esta Newsletter pretende ser um canal de troca de informação e diálogo participativo, no projeto de melhoria contínua da qualidade.
Historicamente, a CQSD foi criada para o desenvolvimento e implementação do Programa de Acreditação do Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), que é um programa de melhoria contínua da qualidade, fornecendo a constância de um propósito estratégico e dinamizando a infraestrutura necessária para que iniciativas de melhoria complexas e multifacetadas surjam e devam ser incorporadas.
A nível nacional, as comissões de Qualidade e Segurança foram criadas e regulamentadas pelo Despacho n.º 3635/2013, que permitiu a criação nas instituições do Serviço Nacional de Saúde de uma estrutura que implementasse as recomendações, orientações e normas técnicas, elaboradas no âmbito da melhoria contínua da qualidade e emitidas pela Direcção-Geral da Saúde, e ao mesmo tempo realizar uma recolha sistemática de informação sobre o grau de implementação da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde em cada instituição.
Nessa altura, o CHS já tinha em marcha um plano de melhoria organizacional baseado no programa do CHKS e preparava o segundo processo de acreditação.
Tem assim a CQSD como objetivos:
– Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade participativo, seguindo a aplicação dos Princípios da Qualidade definidos para o CHS;
– Implementação da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde da DGS;
– Programa de Acreditação de acordo com o CHKS.
Estas atribuições não são incompatíveis, pelo contrário, permitem criar sinergias para o desenvolvimento de uma estratégia de melhoria da qualidade do CHS, humanizada, centrada nas expetativas do doente, familiares, acompanhantes e profissionais de saúde do CHS.
O QUE É A QUALIDADE ?
O conceito de qualidade nos cuidados de saúde não é uma preocupação recente, mas assumiu uma dimensão estruturada sobretudo devido a pressões externas dos utilizadores, dos pagadores, dos governos, e da sociedade em geral. Têm sido aplicados modelos de gestão pela qualidade total já implementados com sucesso na indústria, mas com sucesso variável e, a maior parte das vezes duvidoso, ao nível das organizações de cuidados de saúde. Alguma resistência deriva do conceito profundamente errado que a implementação de um programa de qualidade tem custos excessivos.
A QUALIDADE É GRÁTIS
Philip B. Crosby (1926 -2001) foi um empresário e autor que contribuiu para a ciência de gestão da qualidade. O seu primeiro livro “Qualityis Free: The Art of Making Quality Certain” apresenta uma maneira esclarecedora de olhar e abordar o conceito de qualidade dentro de uma organização. A resposta de Crosby à crise na indústria foi o princípio de “fazer bem à primeira ” (DIRFT-Do ItRighttheFirst Time). Ele também incluiu quatro pilares da gestão pela qualidade que também se aplicam às organizações de saúde. 1-A definição de qualidade é a conformidade com os requisitos (requisitos que significam tanto o produto quanto os requisitos do cliente).Nas organizações de saúde, a qualidade envolve a compreensão das expectativas do cliente e, em seguida, a criação de um produto ou serviço que responda a essas expectativas. A qualidade pode ser uma meta inatingível porque as necessidades do cliente/doente e as expectativas estão sempre em evolução. Para acompanhar a mudança, as organizações de saúde têm de aplicar uma abordagem holística na estratégia de melhoria contínua da qualidade. Outro dos pensamentos de Crosby que serve à medida nas instituições de saúde é”Lentidão para mudar geralmente significa medo da inovação”(tradução livre da autora). 2-O sistema de qualidade é a prevenção. A segurança do doente é uma prioridade estratégica nas instituições de saúde. Representa .um conjunto de atividades organizadas que cria culturas, processos, procedimentos, comportamentos, tecnologias e ambientes nos cuidados de saúde quede forma consistente e sustentável pretendem diminuir os riscos, reduzir ocorrência de dano evitável, tornar o erro menos provável e reduzir seu impacto quando ocorrer. 3-O padrão de desempenho é zero defeitos (em relação aos requisitos). A única medida de desempenho de qualidade é o “custo da não qualidade”, que é um número que inclui uma gama de custos, como tratamento de reclamações, inspeções, testes, auditorias, etc.A OMS estabeleceu no seu Plano de Ação Global(Global PatientSafetyAction Plan 2021–2030-Towards Zero Patient Harm in Health Care) a meta de zero danos aos doentes no contacto com os serviços de saúde.A OMS reconhece a dimensão do problema causado pelos danos inadvertidos na prestação de cuidados de saúde, a necessidade de ver o erro humano como algo a ser mitigado e prevenido em vez de totalmente eliminado, à semelhança da experiência de outras indústrias de alto risco 4-A medição da qualidade é o preço da não conformidade. A gestão da qualidade é uma forma de garantir sistematicamente que as atividades organizadas ocorram da maneira que são planeadas. Fazer bem à primeira exige que os problemas sejam evitados, por meio da criação de controlos e atitudes que possibilitem um ambiente de prevenção. Os processos de auditoria a normas, procedimentos e processos dentro da organização, permitem avaliar o compromisso da organização com as normas de boa prática recomendadas. DEFINIÇÃO DE QUALIDADE NA SAÚDE A definição da qualidade em saúde é variável conforme as organizações qua a definem, mas os aspetos económico estão sempre presentes.
Autor/Organização | Definição da qualidade em saúde |
Donabedian 1980 | Cuidados de qualidade são aqueles que são maximizados e medidos em bem estar do doente, depois de ter em conta os ganhos e perdas em saúde decorrentes do processo de cuidado |
IOM 1990 | Qualidade em saúde é o grau em que os serviços de saúde – prestados a indivíduos e populações – aumentam a probabilidade de se atingirem os resultados de saúde desejados, de acordo com o conhecimento profissional corrente |
Departamento de saúde do Reino Unido | O quê: Fazer as coisas certas
A quem: Às pessoas certas Quando: No tempo certo Fazê-las bem à primeira |
Conselho da Europa 1998 | É o grau em que o tratamento dispensado aumenta as hipóteses de serem atingidos os resultados desejados e diminui as probabilidades de resultados indesejáveis, de acordo com o atual estado do conhecimento. |
OMS 2000 | É o nível em que os sistemas de saúde atingem os seus objetivos intrínsecos de melhoria da saúde e respondem às legítimas expetativas da população |
Traduzido e adaptado de Legido et al, 2008
A Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde (2015-2020), define como qualidade em saúde a prestação de cuidados acessíveis e equitativos, com um nível profissional ótimo, tendo em conta os recursos disponíveis.
Tal como Crosby acreditamos que uma organização que estabelece um programa de qualidade terá retornos de economia que compensam o custo do programa de qualidade: “A qualidade é grátis“.
Aurora Pinto
Presidente da Comissão da Qualidade e da Segurança do Doente do CHS
Referências Bibliográficas
Global Patient Safety Action Plan 2021–2030-Towards Zero Patient Harm in Health Care- WHO
DGS 2015 Estratégia nacional para a qualidade na Saúde 2015-2020—Departamento da Qualidade na saúdehttps://www.dgs.pt/qualidade-e-seguranca/estrategia-nacional-para-a-qualidade-na-saude.aspx-consultado em 3/3/2019
Legido-Quigley H.et al 2008. Assuring the quality of health care in the European Union-, – Observatory Studies Series No12- © World Health Organization 2008, on behalf of the European Observatory on Health Systems and Policies
Quality is Free: The Art of Making Quality Certain- Philip B. Crosby-1979
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