Tecnologias de Informação

 

 

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Gestão de Doentes

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Tecnologias
  de Informação

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Bem vindo à área do Serviço de Gestão de Tecnologias de Informação. Para informações relacionadas com este Serviço, seleccione um dos seguintes títulos:

   
Missão e Politica
Objectivos e Competências
Composição e Recursos Humanos
História
Organograma


Objectivos e Competências


Os serviços prestados consistem, entre outros, em:
- Planificar a infra-estrutura informática e os sistemas de informação do CHS por forma a adequá-los às necessidades, objectivos e missão do mesmo.
- Definir uma arquitectura da informação que corresponda às necessidades informacionais e funcionais dos serviços do CHS.
- Desenvolver quando possível e nos restantes casos propor a aquisição dos meios técnicos ou dos serviços necessários ao bom funcionamento da infra-estrutura tecnológica e dos serviços de informação do CHS.
- Assegurar a integração das aplicações em desenvolvimento com as já existentes.
- Gerir a rede informática do CHS, promovendo e desenvolvendo a conectividade interna e externa.
- Propor a adopção de procedimentos tendo em vista a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados e a simplificação de procedimentos e de metodologias de trabalho.
- Identificar e propor métodos que visem a modernização dos serviços através da utilização das tecnologias de informação.
- Propor a adopção de novas tecnologias e de novos métodos que permitam ao CHS e aos seus Serviços atingir um patamar de destaque ao nível tecnológico e da inovação.
- Propor ao CA do CHS regras de utilização, critérios de confidencialidade e de privacidade de dados e assegurar a correcta implementação daqueles que são aprovados.
- Estudar, definir e implementar as regras de segurança das aplicações e os procedimentos de recuperação em caso de falha, definindo tempos mínimos de reposição adequados para os vários serviços.

Projectos em implementação:
- Aquisição e instalação de um novo servidor para a nova instância do Aplicacional “SONHO” resultante da unificação dos dois sistemas existentes até á criação do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE;
- Concepção e implementação de uma arquitectura de referência Windows Server 2003, num desenho que permite a disponibilização de Serviços vários ( Directório corporativo e modelo organizacional associado; Serviços de autenticação de utilizadores (Active Directory), segurança e serviços de rede complementares; Serviços de correio electrónico; Serviços de acesso à Internet; Serviços de colaboração e Intranet; Serviços de gestão e operação ).
- Implementação do ADW no Sistema de Informação Integrado do Serviço de Urgência, visando a análise de toda a informação relacionada com um episódio de urgência num ambiente de paper-free com vista a prover os decisores mais e melhor informação para a gestão desta área – até final do 1º trimestre;
- Integração do Sistema de Gestão Integrada do Circuito do Medicamento com outros sistemas, visando a gestão integrada da produção, compras, armazenamento, controlo e distribuição de medicamentos, prescrição, registo terapêutico, distribuição de medicamentos e distribuição de outros produtos – ao longo do ano, com implementação progressiva por serviços ;
- Implementação de um Sistema Digital de Arquivo e Comunicação de Imagens Médicas, visando capturar e armazenar todos os exames médicos que produzem imagens, auxiliar na organização e melhoria dos processos de realização desses exames e do respectivo diagnóstico, distribuindo-os (eventualmente relatados e diagnosticados) usando a infraestrutura informática do Centro Hospitalar, obtendo assim resultados médicos mais precisos e rápidos que beneficiem o utente – até ao final do 1º semestre;
- Integração do Sistema de registo e tratamento de informação no âmbito da avaliação anatomó-patológica com o ROR, visando o rápido e eficaz tratamento de toda a informação do Serviço de Anatomia Patológica para o Registo Oncológico, garantindo a coerência e integridade da informação processada, obtendo assim uma melhoria na qualidade da informação prestada pelo Centro Hospitalar de Setúbal, EPE, nesta área - até final do 1º trimestre;
- Implementação do ADW no Sistema informático integrado (Centros de Saúde/Hospitais/ARS/Ministério da Saúde) que permita a análise dos dados da triagem e gestão de marcação de primeiras consultas de especialidade, assente num sistema de informação clínica para comunicação entre Centros de Saúde e Hospitais, por forma a permitir a optimização da gestão dos recursos hospitalares, priorizando a marcação de consultas em função de critérios clínicos e facilitando ao utente o acesso ao atendimento nas unidades de saúde disponíveis – até final do 1º trimestre;
- Sistema informático de gestão de atendimento presencial, visando a gestão das filas de espera, no Serviço de Consultas Externas do Hospital de São Bernardo, de forma idêntica ao sistema já implementado no Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão, e a consequente melhoria dos níveis de satisfação dos utentes e profissionais do Serviço – até final do 1º semestre.