Controlo Financeiro e Contencioso

 

 

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Bem vindo à área do Serviço de Gestão de Controlo Financeiro e Contencioso. Para informações relacionadas com este Serviço, seleccione um dos seguintes títulos:

   
Missão e Politica
Objectivos e Competências
Composição e Recursos Humanos
História
Organograma
Contactos
Horários


Objectivos e Competências


O objectivo primordial do Serviço de Gestão e Controlo Financeiro é a disponibilização de informação económica e financeira fiável, verdadeira e apropriada, assegurando a segregação de funções.
Os objectivos específicos são:
- Revisão anual da tabela de centros de custo do Centro Hospitalar;
- Implementação do programa informático de gestão de imobilizado;
- Efectuar o fecho mensal da contabilidade ao dia 15 do mês seguinte;
- Elaboração mensal (após o fecho da contabilidade) das reconciliações bancárias;
- Conferência, de três em três meses, de contas correntes de fornecedores e clientes (por amostragem, com critério a definir);
- Revisão anual de normas de controlo interno;
- Criação de um núcleo com a perspectiva de agilizar e gerir melhor a emissão e cobrança das taxas moderadoras pagas directamente através de multibanco;
- Implementação da contabilidade analítica de proveitos;
- Implementação da emissão da facturação electrónica mensal;
- Diminuição do prazo médio de recebimentos;

Este serviço procede, ainda, a vários tipos de actividades, as quais se discriminam:
- Emissão, conferência e contabilização de proveitos/receitas;
- Recepção, conferência e contabilização de notas de encomenda e facturas (custos/despesa);
- Emissão de documento de receita e documentos de despesa (pagamento);
- Conferência e contabilização de pagamentos e recebimentos em articulação com a tesouraria;
- Conferência, contabilização e emissão de documentos de pagamento de vencimentos e respectivos descontos;
- Auditoria contabilística;
- Elaboração das informações mensais obrigatórias (ACSS);
- Resposta a pedidos de informação do Conselho de Administração e dos diversos departamentos ministeriais;
- Elaboração da contabilidade analítica de custos anual;
- Fecho anual de contas e respectivo envio para o ROC e para a IGIF;
- Recebimentos e pagamentos;
- Emissão, controlo e expedição de cheques;
- Pedidos de transferência bancária;
- Controlo e guarda dos valores em caixa;
- Controlo dos valores atribuídos em fundos de maneio;
- Controlo e recepção de taxas moderadoras;
- Elaboração de folhas e balancetes de caixa;
- Conferência de extractos bancários e controlo de saldos de conta.