Aprovisionamento e Logística

 

 

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Objectivos e Competências
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Objectivos e Competência

O SGAL assegura uma resposta atempada às necessidades do Hospital, no âmbito da lei, aos pedidos efectuados, tendo em conta as fases de aquisição, gestão dos stocks e distribuição, garantido que os produtos adquiridos sejam utilizados correctamente e para o fim que se destinam, tendo como área de influência, todos os serviços assistenciais e não assistenciais integrantes do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE, estando repartido entre as duas unidades hospitalares que o constituem (Hospital de São Bernardo e Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão)
Enquanto prestador de serviços interno, o SGAL pretende garantir níveis de evolução e melhoria contínua compatíveis com a evolução da Instituição, contribuindo para o seu desenvolvimento tecnológico, a sua sustentabilidade e para níveis de desempenho – operacional e financeiro – de acordo com as metas fixadas em cada exercício.
Neste sentido, o SGAL garante e garantirá o cumprimento das suas tarefas de procurement e distribuição de materiais, aliando a essas tarefas uma procura de soluções com maiores graus de eficácia e eficiência.
Tendo em conta a influência alargada que o SGAL tem sobre o funcionamento de todos os outros serviços, ao nível do fornecimento de todos os materiais, equipamento e serviços necessários ao seu normal funcionamento, os serviços prestados pelo SGAL baseiam-se no princípio simples de garantir a entrega aos serviços dos materiais ou serviços que lhes são necessários, na quantidade por eles exigida, com a qualidade especificada, nas datas de utilização previstas e com o menor custo possível. A participação de representante dos vários serviços utilizadores na escolha dos materiais permite ir o melhor possível ao encontro das condições óptimas de prestação de cuidados ao utente e ao seu bem-estar.

Efectuar todas as actividades de planeamento das necessidades, em colaboração com os serviços utilizadores, fomentando o espírito de cooperação necessário para que todos os intervenientes nos processos de planeamento, aquisição e controlo concorram para as metas definidas em cada momento para o CHS;
- Fornecer em tempo útil os materiais requisitados pelos serviços utilizadores;
- Assegurar as operações de Gestão de Stocks, envolvendo as componentes de gestão documental e gestão física dos materiais;
- Garantir o desenvolvimento de todos os processos de aquisição (de bens, serviços e empreitadas) de acordo com os normativos legais em vigor, sempre com o objectivo de obter as melhores condições de aquisição possíveis.
- Emitir regularmente informação de apoio à gestão, no sentido de permitir uma gestão eficaz dos recursos disponíveis.

Projectos:
Enquanto projecto de desenvolvimento, o SGAL procedeu à reformulação do modelo logístico de distribuição dos materiais, automatizando todo o processo desde a requisição até à entrega aos serviços utilizadores.
Este novo processo, baseado no conceito de Kanban Virtual, foi implementado em conjunto com a empresa BIQ Consulting, com início em Julho de 2008, estando a finalização do projecto prevista para o mês de Março de 2010.
Com este projecto foi conseguida uma melhoria significativa da eficiência dos processos ao nível do armazém, tendo sido possível assegurar melhores níveis de resposta às solicitações dos serviços utilizadores.
Para o ano de 2010 está também previsto o início de um projecto de digitalização de arquivo como forma de optimização dos espaços disponíveis e potenciando as ferramentas informáticas existentes.