Secretaria-Geral

Produção

Núcleo de Planeamento
  e Apoio à Gestão

Bem vindo à área da Secretaria-Geral. Para informações relacionadas com este Serviço, seleccione um dos seguintes títulos:

Missão e Politica
Objectivos e Competências
Composição e Recursos Humanos
Organograma

Objectivos e Competências

A Secretaria-geral funciona na dependência directa do Presidente do Conselho de Administração e coordena as seguintes unidades funcionais:

- Gabinete de Comunicação e Gabinete do Utente da Urgência;
- Gabinete do Utente do Hospital de São Bernardo;
- Gabinete do Utente do Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão;
- Serviço de Expediente e Reprografia;
- Central de Telecomunicações;
- Recepção da Administração.

São competências da Secretaria-geral:
- Promover os processos e projectos de comunicação, na perspectiva da melhoria contínua da Identidade e Imagem do CHS, e gerir o Gabinete de Comunicação;
- Promover e mediar a relação institucional com as entidades da região, se necessário, em representação do Conselho de Administração;
- Monitorizar a relação do Gabinete de Comunicação com os órgãos de comunicação social e gerir a actividade de assessoria de imprensa;
- Desenvolver projectos na área da comunicação Multimédia destinados aos Utentes e público em geral.
- Garantir a informação e apoio aos Utentes, no respeito pelos seus direitos e deveres, de forma a facilitar a acessibilidade à organização hospitalar;
- Desenvolver as Relações Públicas com o Utente da Urgência, através da consolidação da intervenção do respectivo Gabinete e do desenvolvimento das suas competências, promovendo, em simultâneo, uma melhor articulação com as restantes estruturas do Serviço;
- Promover projectos de incentivo à participação dos Utentes através do desenvolvimento do sistema de sugestões e do processo de avaliação da satisfação dos utentes, e gerir os Gabinetes do Utente do HSB, HOSO, e da Urgência;
- Desenvolver a colaboração com a Direcção do Agrupamento dos Centros de Saúde de Setúbal e Palmela (mais de 90% da população da Urgência) na perspectiva da informação e apoio ao Utente.
- Assegurar o bom funcionamento dos serviços de expediente e de reprodução de documentos, e gerir o Serviço de Expediente e Reprografia;
- Propor a adopção de sistemas mais racionais de gestão de recursos (materiais e humanos) em áreas de serviços gerais de apoio à Administração.
- Prestar assessoria e apoio técnico ao CA em vários projectos e áreas, designadamente à Direcção Clínica, através: da gestão e execução de dossiers de ensaios clínicos e outros projectos de investigação; da organização das Visitas dos Delegados de Informação Médica; e outros, em estreita articulação com as Direcções dos Serviços e os profissionais envolvidos.
- Por delegação de competência do PCA autorizar a emissão do Cartão de Colaborador.
- Monitorizar a função de Atendimento Telefónico e gerir a unidade funcional Central de Telecomunicações.
- Gerir os recursos humanos e materiais afectos à SG, tendo em vista a sua modernização, eficácia e eficiência, bem como a simplificação de processos.
- Por nomeação do CA, integrar comissões, grupos de projecto e áreas em desenvolvimento, designadamente as seguintes:
  .Conselho de Formação, Investigação e Desenvolvimento (CFID);
  .Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID);
  .Projecto SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde) da
   Entidade Reguladora da Saúde (ERS);
  .Grupo de Trabalho da Urgência;
  .Grupo de Trabalho das Taxas Moderadoras;
  .Comissão de Documentação Clínica;
  .Grupo de Trabalho para a Segurança de Pessoas e Bens;
  .Grupo “Hospital Sem Fumo”;
  .Grupo de Trabalho sobre Fardamento;
  .Plataforma Multimédia;
  .Sistema de Gestão de Visitas;
  .Comissão Organizadora do 50º Aniversário do HSB;
  .Grupo de Trabalho de Remodelação da “Antiga Recepção” do HOSO.