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O CHS define como Princípios da Qualidade: a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade; o investimento na formação e valorização das competências técnicas e humanas dos profissionais; o respeito pelos utentes e pelas suas sensibilidades pessoais, culturais e religiosas; a articulação com os doentes e seus familiares no processo de reabilitação e na prestação de cuidados continuados; a promoção de um ambiente seguro e saudável para profissionais e utentes e a utilização eficiente dos recursos disponíveis.

Neste âmbito, foi criado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) participativo, com o envolvimento dos profissionais, doentes e colaboradores do Centro Hospitalar, implementada uma estrutura organizacional e definidas as responsabilidades. Foram adoptados um conjunto de indicadores que permitem fazer a revisão dos progressos face aos objectivos traçados anualmente.

O Gabinete da Qualidade (GQ) é o órgão, multiprofissional, dependente do Conselho de Administração (CA), com directa responsabilidade na definição e implementação da Estratégia de Melhoria da Qualidade do CHS e compete-lhe:
   - Defender os Princípios da Qualidade pelos quais o CHS se rege
   - Implementar e/ou analisar a evolução de indicadores da qualidade
   - Coordenar o Sistema de Gestão Documental da Qualidade (SGDQ)
   - Planear e realizar auditorias internas da qualidade
   - Elaborar Planos de Melhoria da Qualidade
   - Propor e/ou apoiar a aplicação global, sectorial ou local de programas de certificação e de acreditação, conforme a
     opção estratégica do CHS
   - Promover o envolvimento de todos os profissionais nas actividades relacionadas com a melhoria da qualidade
   - Promover um ambiente seguro para doentes e profissionais


O GQ interage de forma activa com outros Grupos/Comissões/Serviços como os de Gestão do Risco, Administração Clínica, Gabinete do Utente, Experiência do Doente, Serviço de Saúde Ocupacional, Comissão de Controlo de Infecção, Grupo de Ressuscitação/Reanimação e Serviço de Gestão da Formação, numa perspectiva de identificação e planeamento de acções tendentes a uma melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados, indo ao encontro das melhores expectativas dos utentes e profissionais.

O GQ é, também, responsável pela implementação e concretização do Programa Internacional de Acreditação dos Hospitais no CHS, pelo CHKS.
 

O Hospital Ortopédico Santiago do Outão aderiu ao Programa em 2003 obteve a Acreditação em 2008, sendo o 2º Hospital Português Acreditado na Zona Sul e o Hospital de São Bernardo aderiu em 2006 e encontra-se na sua fase final, perspectivando-se a obtenção da Acreditação a curto prazo.

(colocar aqui Links para conferência de Acreditação do HOSO e Conferência Resultados de Auditoria Final do HSB, que vão em anexo) NÃO VIERAM ANEXOS...