Centro Hospitalar de Setúbal entre os finalistas da 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence

O Centro Hospitalar de Setúbal com o projeto “Just in Time” é um dos 8 finalistas da 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, que decorre no próximo dia 20 de outubro, no Hotel Vila Galé Coimbra.

Entre as 36 candidaturas de instituições de saúde de norte a sul do país destacam-se os projetos finalistas : “Just in Time”, Centro Hospitalar de Setúbal, Prevenção de Quedas e Programa de recondicionamento ao esforço para doentes pós COVID-19,  da Unidade Local de Saúde de Matosinhos; Chegar mais longe… , da Andar; Clínica APIC, do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa; Sistema de Rastreabilidade Têxtil e Cirurgia de ambulatório & hospitalização domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama, do Centro Hospitalar Universitário de São João; Portal de agendamento online para vacinação contra a COVID-19 – pedido de agendamento vacina COVID-19, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

“Just in Timeum projeto inovador de melhoria da acessibilidade e otimização de circuitos, foi iniciado pelo Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospital de Setúbal, em 2014,  com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos seus utentes, permitindo a rápida resolução das situações clínicas cirúrgicas e a redução do tempo de absentismo ao trabalho dos cidadãos.

Assim, desde setembro de 2014, o serviço aumentou o número de Consultas em + 34%, ao mesmo tempo que diminuía a Lista de Espera para Cirurgia (LIC) em Mediana Tempo Espera para Cirurgia (meses) em -65%.

Mesmo em ano de pandemia do vírus SARS-CoV 2 (COVID 19), com a maioria dos tempos operatórios do Bloco Operatório circunscritos aos doentes urgentes e com patologia neoplásica, o serviço com o Just in Time conseguiu manter uma Mediana Tempo

Mesmo em ano de pandemia do vírus SARS-CoV 2 (COVID 19), com a maioria dos tempos operatórios do BO circunscritos aos doentes urgentes e com patologia neoplásica, o serviço com o Just in Time conseguiu manter uma Mediana Tempo Espera para Cirurgia de 4,6 meses. Tendo fechado o 1.º semestre de 2021, com uma mediana de 2, 6 meses de espera e com 534 doentes inscritos em LIC.